sábado, 9 de agosto de 2014

Sentido da vida



 Sentido da vida

 Porque será que só lembramos da paz e da serenidade quando estamos em uma situação turbulenta? Porque não dar mais valor aos momentos de paz que temos diariamente em nosso coração?

Podemos estar no meio de um comício, ou de um show de heavy metal, e mesmo assim estarmos em paz conosco. Da mesma forma, podemos estar a horas em silencio, meditando, e não haver paz em nosso coração

 Da mesma forma que buscamos a paz, devemos buscar estar de bem com a vida e com aqueles que a circundam, que muitas vezes achamos ser ao acaso. Podemos estar em Paz conosco e com a vida e em guerra com nosso irmão, tão próximo?

 Isto muitas vezes acontece pois “somos detentores da verdade absoluta”, e, infelizmente, aquele que nos rodeia é estúpido, de pouca evolução, e que quase nenhuma ficha caiu. Mesmo assim, sabedores do amor universal, devemos ver nessa criatura a divindade que há dentro dela. Por pior que seja, sempre algo de bom ela pode nos ensinar, mesmo que da maneira mais humilde e deficitária.

 Lembre-se que você não é detentor da verdade, se até mesmo um inseto pode te ensinar a como viver em sociedade. Pense nisso.

 Jamais devemos nos comparar a ninguém, pois somos únicos. E artigos únicos não são comparáveis, a não ser quando comparados com eles mesmos. E porque sempre estamos nos comparando com alguém? Como se algum outro ser errante fosse modelo de comparação. Devemos sempre nos espelhar nos bons atos dos outros, e traze-los para o nosso dia a dia, para nossa evolução. Jamais como comparativo, mas como ancora de evolução e discernimento.

Se você se comparar a outros, pode tornar-se vaidoso ou até mesmo amargo, porque em toda a comparação que você fizer sempre haverá pessoas superiores e inferiores a você. E aquelas que forem superiores a você, você buscará de toda a forma encontrar defeitos nela, para igualá-la a você , ou até mesmo superá-la em algum quesito.

 Lembre-se, todos somos imperfeitos em busca de uma melhora.
Viva a sua vida com intensidade e alegria. Curta seus irmãos como se fossem amigos. E adote seus amigos como se fossem irmãos. Isto serve para seus pais e parentes próximos. Embora seja difícil, é aí que mostramos nosso esmero e nosso sentido de evolução, crescimento e amadurecimento.

 Curta as conquistas alcançadas, por menores que sejam. É galgando o progresso a cada dia que ao término faremos o balanço de nossa vida, e só assim vamos ter condição de analisar se o que viemos buscar foi realmente alcançado.

 Algumas pessoas, por terem breves noções do que seja espiritualidade, se tornam cegos e orgulhosos, a ponto de achar que os outros estão no caminho errado. E para aqueles que acham que estão no caminho do meio, lembrem-se que se estão no meio é porque existe um referencial de ambos os lados, direito e esquerdo. Quando esses referenciais deixarem de existir, quem te dirá que você está no caminho correto?

E, por estar no caminho do meio, nem por isso você deve encarar sendo o herói da epopéia, e tentar salvar os simples mortais que o circundam. Ajude-os, pois isso te fará bem. Se tentar salva-los, poderá perecer com eles.

Devemos ter em mente que os mais velhos nesta vida viveram mais do que você, e possivelmente eles tem mais experiência de vida (nessa vida) que você. Então porque subjulgar as suas palavras como sendo arcaicas e sem nexo? 

Seja você mesmo. Sempre. Jamais finja ser diferente a cada grupo, pois um dia esses grupos vão se cruzar e você não saberá quem realmente você é.

Devemos fortalecer nosso espírito para que, fortalecido, nos livre das pedras atiradas em nossa direção. E para aquelas pedras que estão em nosso caminho, que elas sempre estejam lá, pois sem elas o caminho seria liso e escorregadio, e por conseguinte mais sujeito a quedas no trajeto da vida.

 São as malditas pedras no caminho que fazem com que fortaleçamos nosso músculo espiritual ao retira-las, e exercitam a capacidade da sabedoria para saber contorna-las.

E, se você acha que estar sozinho é a melhor saída, lamento em informar. Possivelmente, você esteja enganado. Todos precisamos sempre de alguém, nem que seja para ajudar e nos tornarmos úteis.

E se somos úteis a alguém, porque não sermos caridosos para conosco? Afinal, somos filhos do Universo da mesma forma que as estrelas  e demais seres existentes. E se estamos aqui, não é por piedade Divina, mas por conquista alcançada. Assim, não reclame da sua situação, pois ela é aquela que você próprio conquistou no decorrer de todas as existências. O Universo simplesmente serve de palco.

Independente da forma que você conceba Deus, estando em paz com você, estarás em paz com Ele. E se a vida não lhe sorri como deveria, tente entender que talvez você tenha sempre olhado para ela com uma cara feia, e ela apenas reflete aquilo que você realmente é para com ela.

 Assim, apesar de toda violência, de toda dificuldade, devemos ter em mente que somos peça fundamental para mudar isso. E cada peça, unida a outra, forma uma grande ferramenta de mudança de padrão comportamental e energético, para transformar esse Universo tão conturbado naquilo que um dia vamos querer vivenciar: Um Universo de paz e amor.


Fernando

São Paulo, 10/09/2003 – 00:15

Nenhum comentário:

Postar um comentário